O donuts é um doce típico dos Estados Unidos e que faz sucesso no país, e as famosas rosquinhas confeitadas e macias não se restringem apenas aos Estados Unidos, mas também já ganharam o paladar dos brasileiros, sendo uma oportunidade de negócio com a proposta de abrir uma loja de donuts.
Para montar uma loja de donuts é preciso se planejar e pensar no estilo do negócio, atraindo os clientes pelos sabores especiais das rosquinhas confeitadas e também por um ambiente agradável.
Para montar a loja de donuts, reunimos dicas para empreender e inspirações para o negócio, garantindo uma loja atraente para os clientes.
Planejamento
A primeira etapa para empreender no ramo de donuts é o planejamento do negócio, e uma ferramenta que pode auxiliar no processo é o desenvolvimento de um plano de negócios.
O plano de negócios ajuda a estabelecer objetivos e maneiras de alcançá-los, além de avaliar a viabilidade do negócio, garantindo abertura de uma loja sólida e lucrativa.
Localização
Para montar a loja, é essencial escolher a localização do negócio, tendo em mente o público-alvo, o que permite direcionar a escolha de um ponto comercial mais adequado para atender esse público.
A definição da localização deve levar em conta o público-alvo e uma área que não tenha concorrentes diretos próximos, o que permite atender um público ainda maior.
A localização ainda deve ser de fácil acesso para os clientes e ser um ponto comercial estruturado para área de produção, estoque e atendimento.
Investimento
O valor do investimento no negócio pode variar de acordo com o tamanho da loja e estilo, mas algumas etapas de investimentos são indispensáveis.
Uma das partes de investimento é a preparação da cozinha, garantindo um espaço equipado para preparação dos donuts. Para esse espaço, o investimento inclui a compra de batedeira, liquidificador, fritadeira, fogão, utensílios de cozinha, entre outros.
O investimento também inclui a preparação para a área de atendimento e consumo, incluindo a compra de balcão, vitrine expositora, caixa, mesas, cadeiras, etc.
Para completar o espaço, é essencial reservar uma parte do investimento para criar uma decoração na loja, deixando o ambiente mais aconchegante para os clientes.
Cardápio
Uma das etapas de planejamento do negócio é a elaboração de um cardápio de donuts, incluindo sabores de rosquinhas disponíveis no negócio.
Além de oferecer diferentes opções de rosquinhas confeitadas, o cardápio ainda pode trazer combos promocionais e oferecer opções de bebidas que harmonizam com os donuts, o que pode fazer com que o cliente aumente o pedido e gaste mais na sua loja.
Legalização
Para montar o negócio e atuar dentro das normas e requisitos, é necessário fazer a legalização da loja, emitindo documento e alvarás necessários.
Em geral, os documentos exigidos incluem emissão de CNPJ, alvará de funcionamento e alvará do corpo de bombeiros.
Além desses documentos básicos, é ideal se informar com um contador e com a prefeitura municipal, verificando quais documentos são exigidos para que o negócio esteja dentro da lei.
Colaboradores
Uma das últimas etapas para empreender com a loja de donuts é a contratação de colaboradores, que pode ser feita de acordo com a demanda.
A contratação pode incluir profissionais para a área da cozinha e profissionais para a área de atendimento.
Para garantir qualidade no seu negócio, é essencial oferecer treinamentos e cursos aos funcionários, garantindo qualidade na produção dos donuts e também no atendimento aos clientes.
Você já tinha pensado em empreender nesse ramo? Se você já trabalha com rosquinhas confeitadas, aproveite as dicas do post para montar o seu negócio e fazer ainda mais sucesso!
Fonte: casaeconstrucao.org